Como fazer uma boa gestão de oficina com 6 boas práticas
Você tem uma oficina mecânica, mas não consegue cuidar do seu empreendimento de maneira adequada e organizada? Já pensou em levar práticas de gestão para a administração da sua oficina? Saber administrar bem é importante para alavancar a lucratividade e diminuir os custos do seu negócio.
Boas práticas gerenciais são fundamentais para o crescimento do seu empreendimento. Uma oficina precisa receber uma gestão baseada em suas especificidades para que os processos internos possuam uma boa coordenação não gerando retrabalho ou acarretando em erros.
Sabendo disso criamos um post que vai explicar 6 boas práticas para a gestão de uma oficina. Confira!
1. Informatize seu estabelecimento
Nada de registros manuais e aquele monte de papelada burocrática. Invista em um sistema informatizado de controle do seu negócio.
Decisões são mais assertivas quando baseadas em dados concretos. É essencial que além do fornecimento de dados esse programa tenha uma layout simples e rápido de visualização dessas informações.
Mantenha um banco com todas as informações da sua oficina! Quanto mais informação você puder acumular de forma organizada mais fácil será traçar o caminho para o crescimento do seu negócio.
Crie análises, planilhas e gráficos que possibilitem enxergar o crescimento, as oportunidades e os gaps da sua oficina.
Leia mais: Tecnologia nas oficinas: como ela pode auxiliar a gestão do seu negócio?
2. Entenda os seus custos
Separe os gastos fixos dos gastos variáveis. Os custos fixos são as despesas do dia a dia do funcionamento de uma oficina mecânica. Por exemplo: água, luz, telefone, internet, entre outros.
Se você prestar atenção nesses gastos você perceberá que são despesas essenciais para a operação da sua loja, e por isso são chamados de custos operacionais.
O entendimento desses dispêndios e seu controle são essenciais para futuros investimentos como: a aquisição de novas lojas, a compra de novo maquinário ou a expansão de sua planta.
Além disso, ter o controle dos custos operacionais irá facilitar o estabelecimento de um preço mais justo, lucrativo e competitivo.
3. Controle o seu caixa
Aqui o objetivo é verificar se a sua empresa está chegando ao final do mês com lucratividade e qual o tamanho desse ganho.
Para isso, é preciso fazer o balanço do que entra e o que sai, em termos de valores, da sua oficina. Ou seja, para verificar o fluxo do seu caixa é necessários descontar todos os custos operacionais das entradas monetárias da sua loja.
Com esse controle você também poderá organizar melhor seus gastos, pois esse controle te mostrará onde estarão as despesas que mais afetam a lucratividade da sua empresa.
Por exemplo, um controle como esses pode mostrar que o valor de energia elétrica subiu demasiadamente em relação a outros meses podendo ser justificado por algum maquinário com problemas elétricos.
4. Leve em consideração a inadimplência
Trabalhe com valores que efetivamente entram no seu caixa. Se o seu empreendimento facilita o pagamento de serviços em parcelas, crie um percentual de perdas possíveis para analisar o crescimento do seu negócio.
5. Capacite seus funcionários
Em qualquer ramo ou setor a qualidade do serviço é um diferencial. Invista em sua equipe e a mantenha atualizada. Um cliente satisfeito irá voltar ao seu estabelecimento e ainda vai trazer novos clientes.
Outro benefício da capacitação é manter os funcionários motivados. Esse estímulo ao acompanhamento de novas tendências do mercado faz com que os seus colaboradores se sintam mais valorizados e trabalhem com mais empenho.
Leia mais: Qual é o perfil dos funcionários de uma oficina?
6.Melhore seus prazos
O grande temor dos clientes de uma oficina é o tempo em que um conserto deve ser feito.
Ninguém deseja um longo período longe do seu veículo. Prazos curtos podem surpreender positivamente o consumidor. Trabalhe para diminuir seus prazos de entrega sem deixar de lado a qualidade do serviço.
Como citado na primeira dica, o uso da tecnologia é fundamental para uma boa gestão. Ter um sistema informatizado vai te ajudar a controlar melhor sua oficina. Invista tempo e dinheiro no seu negócio.
A briga concorrencial é grande e se você quer sair na frente precisa priorizar a gestão de sua oficina mecânica.