O que é um auto center e como abrir um? 4 dicas para começar com o pé direito
Montar seu próprio centro automotivo pode ser um ótimo empreendimento. Embora muita gente se pergunta o que é um auto center e como abrir o seu próprio, por isso, escrevemos este artigo com a finalidade de te auxiliar nesta empreitada.
Com tantos veículos em circulação nas grandes cidades, sendo eles novos ou mais antigos, a procura por serviços de check-ups e manutenção aumentam a cada dia.
Feriados e datas especiais fazem a alegria de donos de auto centers, que veem seu negócio ficar mais lucrativo do que em dias comuns. A razão é simples: os carros precisam passar por manutenções para ver se está tudo ok antes de uma viagem.
Mas seja em datas especiais ou em dias comuns, é essencial ter os melhores equipamentos e funcionários para oferecer um bom atendimento aos clientes e se tornar referência neste negócio.
Quer saber mais sobre auto centers? Continue lendo!
O que é um auto center e qual a diferença para uma oficina?
O auto center é um local que conta com profissionais com alto nível de conhecimento técnico e habilidades para solucionar problemas automobilísticos.
Diferentemente das oficinas mecânicas, por exemplo, um auto center costuma ter serviços mais completos, com soluções elétricas, mecânicas, de borracharia etc.
Tipos de oficinas
As oficinas, por sua vez, podem ser divididas entre oficinas mecânicas, oficinas multimarcas e oficinas especializadas.
A oficina mecânica cuida dos ajustes mais comuns dos veículos, como troca de óleo, troca de peças e revisões. Elas atendem todas as marcas e possuem um serviço mais generalizado e menor nível de especialidade.
Já a oficina multimarca trabalha com diversos fabricantes de veículos e oferece um atendimento voltado para peças e serviços exclusivos dessas marcas específicas.
Por fim, a oficina especializada trabalha com uma marca específica, oferecendo serviços de alta qualidade, com conhecimento superior às outras oficinas em relação a uma determinada marca.
Como abrir um auto center de sucesso? 4 dicas essenciais
1 Conheça bem o seu perfil e o de seus clientes
Antes de tudo, é essencial que você saiba qual tipo de empreendedor você quer ser e como você irá guiar o negócio. Pergunte-se em qual posição você deseja estar: empreendedor, gestor, operador? Escolha o que você acredita que fará melhor.
Depois de ter escolhido, defina bem seu público-alvo. Lembre-se de não tentar abraçar o mundo! Tendo definido um público específico, será muito mais fácil criar estratégias para cativá-lo.
2 Ofereça serviços de qualidade
Você pode escolher especializar seu auto center em algum tipo de serviço ou pode preferir desenvolver vários. O importante é estar sempre atento à qualidade dos serviços, investindo em bons profissionais e treinamentos para sua equipe.
A tecnologia está sempre inovando e seu auto center não pode ficar para trás. Por isso, é essencial que você esteja sempre atento às mudanças no mercado e que treine seus funcionários para exercerem os serviços oferecidos pelo seu negócio com excelência.
3 Invista nos melhores equipamentos e ferramentas
Oferecer serviços de qualidade está intimamente relacionado a ter bons equipamentos e ferramentas. Afinal, de nada adianta ter os melhores profissionais se eles precisarem dividir máquinas e ferramentas ou precisarem recorrer a “gambiarras” para fazer reparos.
Por isso, é melhor fazer um bom investimento no começo e ir atualizando conforme a evolução dos produtos no mercado do que comprar equipamentos baratos, porém não funcionais. Lembre-se: o barato pode sair caro!
4 Tenha um sistema inteligente para te ajudar a gerir seu auto center
A tecnologia está disponível para todos os empreendedores e você não quer ser aquela pessoa antiquada, que está sempre preenchendo milhares de planilhas e perdendo as contas do que entrou ou do que saiu no seu caixa, não é mesmo?
Por isso você pode contar com a Ultracar para administrar seu auto center de forma fácil e intuitiva! Você acessa nosso sistema pela nuvem, de onde estiver, e controla os aspectos fundamentais da gestão do seu negócio.