Gestão fiscal para oficinas: o que é e qual sua importância?

Não basta para o dono de uma oficina saber tudo sobre carros e motos, motores e sistemas hidráulicos ou elétricos. A boa administração exige muito mais! Conhecer todas as regras de uma excelente gestão fiscal para oficinas é um passo decisivo até para a sobrevivência do negócio.

Toda a papelada do que entra e sai da oficina merece uma atenção especial, não importa o tamanho da sua. E olha que são mesmo muito papéis: nota fiscal eletrônica, de consumidor, de serviço, de peças, NCM e CFOP, entre outros. O bom gestor precisa entender que cada um destes itens faz parte da saúde fiscal da oficina.

Para isso, a aproximação com o seu contador e ter um software de gestão se tornam fundamentais. Mas, antes de mais nada, é importante entender o conceito de gestão fiscal para oficinas!

Você sabe o que é a substituição tributária? Essa ferramenta de gestão fiscal pode ser muito útil para você. Saiba mais!

O que é gestão fiscal?

Temos que admitir, compreender todos os aspectos da Legislação Fiscal no Brasil não é uma das tarefas mais fáceis. Há uma série de exigências feitas pelas receitas federal, estadual e municipal e entendê-las é um passo decisivo para conquistar a excelência em gestão fiscal.

Quando falamos sobre parceria entre o administrador, seu contador e um programa de gestão fiscal para oficinas, é porque você precisa que sua oficina conheça essas exigências e saiba como é calculado cada um dos impostos que estão sendo pagos.

Um bom contador não é aquele que apenas entrega os papéis prontos para o dono da oficina. É preciso que ele esteja disponível para esclarecer dúvidas e eventualmente participar de reuniões. Dessa forma o gestor não terá dúvidas sobre o processo fiscal do seu negócio.

Confira aqui tudo sobre como otimizar a gestão fiscal em uma oficina!

Por que a gestão fiscal é tão importante?

Uma excelente gestão fiscal para oficinas vai manter suas finanças longe de riscos. Pense bem, uma vez que o dono da oficina tem informações certeiras em relação aos seus impostos, obrigações tributárias e escrituração fiscal, ele terá condições de tomar as decisões certas.

Além disso, a boa gestão fiscal da sua oficina vai minimizar o risco de autuações feitas pelas autoridades fiscais. Acredite, este tipo de autuação pode até significar o fim do seu sonho.

Mais uma vantagem: quando há excelência na gestão fiscal para oficinas, é possível aumentar os lucros a partir de uma análise da melhor forma de tributação.

Nós preparamos um vídeo para você que mostra mais sobre o assunto. Não deixe de clicar aqui agora mesmo para saber mais sobre a gestão fiscal para a sua oficina!

Quais são as obrigações da área fiscal da sua oficina?

O setor fiscal de uma empresa, seja ela uma oficina ou não, tem como obrigação principal cuidar de tudo o que envolve escrituração e apuração de impostos.

A gestão fiscal para oficinas exige uma conferência fiscal de tudo o que entra em estoque, decidir qual é a apuração de impostos mais correta (Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado) e ainda fazer o melhor planejamento tributário possível.

Leia também aqui no nosso blog tudo sobre Elisão e Evasão Fiscal e como elas podem afetar a sua oficina!

Como fazer um planejamento tributário?

Você já viu que o conhecimento a fundo das obrigações fiscais e o controle absoluto sobre a carga tributária te dão as condições necessárias para fazer escolhas mais acertadas.

Dessa maneira, com uma boa gestão fiscal para oficinas é possível prever faturamento e despesas, observar a necessidade (e a oportunidade) de fazer novos investimentos para o crescimento da oficina. Também é possível analisar a necessidade ou a oportunidade de empréstimos para investir de forma muito mais segura.

A presença de um contador ao lado do administrador da oficina é importante neste planejamento, assim como o investimento em um software de gestão fiscal para oficinas.

Se você ainda não tem um sistema de gestão, a hora certa para fazê-lo é agora. A saúde financeira do seu negócio pode depender disso!

São Luís, MA

Fone: +55 98 98607-9421 / +55 98 3212-1857