Macaco hidráulico ou elevador automotivo? Saiba qual escolher!

 

Um dos maiores dilemas entre os donos de oficinas mecânicas é: qual é o equipamento ideal para a suspensão de veículos? O macaco hidráulico ou elevador automotivo?

Pensando nisso, preparamos uma seleção de informações e de vantagens em relação aos dois equipamentos para você escolher qual melhor atende o seu serviço. Continue lendo e descubra!

Macaco Hidráulico

Muito utilizado nas oficinas, o macaco hidráulico atende os serviços mais simples, como a troca de pneus. Com fácil manipulação, ele também ajuda a desocupar os serviços do elevador automotivo e é um equipamento indispensável dentro das oficinas mecânicas.

Dentre as suas maiores desvantagens estão a limitação do equipamento, que impede a realização de serviços mais complexos. Manutenções no câmbio e na embreagem são alguns exemplos deles.

As questões de segurança também são mais questionadas no macaco hidráulico. Isso acontece devido à exposição e a vulnerabilidade do mecânico em relação à posição e ao peso que ele está sujeito.

Elevador Automotivo

O elevador automotivo, por outro lado, supera qualquer dificuldade enfrentada pelo macaco hidráulico. Isso acontece por que ele foi projetado justamente para o livre acesso à superfície inferior do carro.

Em relação à segurança, de acordo com as normas e respeitando a manutenção do equipamento, ele garante todo o aparato necessário ao trabalhador.

Confira os cursos online e gratuitos do site Oficina do Saber e atualize seus conhecimentos!

Vantagens do Macaco Hidráulico

1- Portabilidade

O macaco hidráulico é leve e pequeno e, por isso, é prático de ser levado para qualquer lugar. Não é a toa que ele se encontra no principal item de mecânica dos carros, estando presente na maioria dos porta-malas.

A praticidade garante também o conforto de levar o trabalho para fora da oficina. Utilidade importante para quem costuma oferecer atendimentos mecânicos em outros lugares.

2- Prático

O macaco hidráulico não tem segredo. Qualquer pessoa consegue usar e ele de fato é fácil de ser manipulado. Com pouco esforço você consegue levantar o veículo e fazer o serviço necessário.

3- Fácil

É o mais utilizado para a troca de pneus por que é o equipamento mais fácil para a realização desse serviço. Com vários modelos no mercado, um macaco hidráulico pode chegar a levantar um veículo de até duas toneladas pela lateral.

Vantagens do Elevador Automotivo

1- Segurança

O elevador automotivo oferece mais segurança para quem está utilizando pela estrutura da ferramenta. Com um alto índice de confiança, as normas de segurança do equipamento garantem um resguardo quase que integral de acidentes.

2- Produtividade

O elevador automotivo está associado com o aumento da produtividade. Isso acontece devido à agilidade nos serviços, como os procedimentos de troca de câmbio, motor e escapamento.

A praticidade do elevador garante rapidez e facilidade em procedimentos maiores e mais complexos.

3- Mecânicos

A praticidade do elevador agrada também os mecânicos. Isso por que com o equipamento é possível ter acesso a toda parte inferior do veículo com mais facilidade, em uma posição confortável e com mais segurança.

A satisfação dos mecânicos em relação à praticidade e segurança também influencia o aumento da produtividade.

Agora que você já sabe a diferença entre macaco hidráulico e elevador automotivo e as vantagens de cada um, ficou mais fácil escolher qual equipamento escolher para o seu negócio. Você também pode optar por ter os dois e manter uma estrutura de serviço mais completa dentro da sua oficina.

O macaco hidráulico pode passar a imagem de uma oficina prática, pronta para qualquer emergência. O elevador automotivo pode ser um grande aliado na hora de gerar um ambiente diferenciado, passando uma imagem de confiança e organização.

Faça a escolha certa e mantenha sua oficina bem equipada e preparada para prestar ótimos serviços!

 

Voltar

São Luís, MA

Fone: +55 98 98607-9421 / +55 98 3212-1857

sindirepama@sindirepama.com.br



Desenvolvido por Ultracar