5 dicas que você precisa saber antes de montar uma oficina mecânica

 

Você sonha em montar uma oficina mecânica, mas não sabe por onde começar? Muitas vezes, os entraves para que seu desejo seja alcançado estão relacionados à desorganização e a falta de informações essenciais que impulsionam o início deste empreendimento.

Seja você um ótimo mecânico que deseja largar a oficina em que trabalha e abrir a sua ou um investidor interessado em entrar no negócio de oficinas mecânicas, vamos te auxiliar a se organizar e dar os primeiros passos nesta etapa.

Para isso, organizamos 5 ótimas dicas para você montar uma oficina mecânica de forma estratégica e inteligente. Continue lendo!

1. Estude o mercado

Antes de começar a montar seu negócio, é necessário que você compreenda as especificidades do mercado em que deseja se inserir. Por exemplo, você deve saber quantas oficinas existem na sua cidade ou região, quais serviços são oferecidos por elas e sua qualidade. Ou seja, antes de entrar em campo, você deve avaliar o gramado!

Agindo estrategicamente, você já poderá perceber oportunidades específicas, como, por exemplo, a ausência de oficinas responsáveis por customização de carros. Com este estudo, você saberá quais serão seus concorrentes e os preços que eles cobram por todos os serviços. Assim será muito mais fácil traçar o que fazer para ser um concorrente à altura e se destacar.

Portanto, nossa primeira dica é estudar o mercado cuidadosamente e ter atenção antes de começar para fazer as escolhas certas.

2. Prepare a estrutura adequada

É extremamente importante que você estruture sua oficina com todos os materiais essenciais para prestar um bom serviço. Quando nos referimos a estrutura de uma oficina, estamos falando de aspectos como desde o bairro em que sua oficina será montada, até o tamanho do terreno ou galpão em que deseja montá-la.

Por exemplo, se você montar sua oficina em um bairro com diversas outras oficinas, saiba que a concorrência será grande, fazendo com que sua oficina tenha que ter algum diferencial. Além disso, a estrutura física de sua oficina será seu ambiente de trabalho. Sendo assim, avalie se você terá espaço suficiente para armazenar todos os equipamentos que você deseja adquirir e se este espaço é propício para as atividades da equipe.

Pensar no conforto e nos espaços adequados para receber seus consumidores é parte do planejamento da estrutura. Afinal, a ideia de uma oficina mecânica suja e bagunçada definitivamente não atrai consumidores, muito menos contribui para o bom trabalho de seus funcionários.

3. Escolha os equipamentos e equipe com sabedoria

Não existe oficina mecânica sem ferramentas ou máquinas funcionais e de qualidade. Todo mecânico sabe que diversos tipos de equipamentos são necessários para uma prestação de serviço adequada em automóveis. Ou seja, escolha com sabedoria aqueles que utilizará para não ter prejuízos.

Sabemos bem que é impossível comprar todas as ferramentas e máquinas tecnológicas disponíveis no mercado. E é justamente por isso que as outras dicas podem ser extremamente úteis. Por exemplo, se você realiza um bom estudo do mercado, já terá em mente quais equipamentos deve comprar para realizar os serviços que você deseja de forma otimizada.

Outra ótima dica para esse ponto é saber quando é e quando não é possível economizar. Então, fique atento: não compre materiais de má qualidade que irão estragar rapidamente. Eles podem trazer prejuízos para os automóveis e pesar no seu bolso.

Além dos equipamentos, você irá precisar de mecânicos e outros profissionais para sua oficina. Portanto, selecionar bem sua equipe é um ponto essencial a ser pensado ao abrir um negócio. Entenda aqui a diferença entre ter funcionários e uma boa equipe

4. Pesquise linha de financiamentos

Sabemos que dinheiro pode ser um dos grandes desafios para você que deseja montar uma oficina mecânica de qualidade. Equipamentos, equipes e todas as outras despesas podem pesar muito em seu bolso. Para isso, a solução é ficar atento às linhas de financiamentos disponíveis, com as melhores tarifas e condições.

Existem bancos de desenvolvimento que possuem taxas menores que os bancos privados, pois visam, justamente, incentivar a indústria. Fique atento à esses bancos como uma ótima possibilidade de investimento para desenvolver sua oficina.

5. Aposte no marketing

Se você seguir todas as dicas anteriores, já terá praticamente tudo preparado para abrir sua oficina mecânica. Porém, como você irá conquistar seus clientes? A sua oficina deve se tornar conhecida para o seu público-alvo! Portanto, para todos aqueles que desejam montar uma oficina mecânica, é essencial investir no marketing da empresa.

Muitas vezes subjugadas, as redes sociais e todas as formas de comunicação tem se mostrado cada vez mais importantes para o sucesso de um negócio. Mesmo que você não tenha capital para grandes investimentos em propaganda, utilizar as mídias sociais corretamente é uma forma poderosa de atrair público para sua oficina. Fazendo isso de forma inteligente e, de preferência, por um profissional da área, você terá grandes lucros como retorno do seu investimento.

 

Voltar

São Luís, MA

Fone: +55 98 98607-9421 / +55 98 3212-1857

sindirepama@sindirepama.com.br



Desenvolvido por Ultracar